USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Seminários

Mestrado

Todos os alunos de Mestrado devem assistir a 15 (quinze) seminários institucionais (proferidos no IQSC, preferencialmente, mas podem ser aceitos seminários assistidos em outras instituições – ver abaixo as condições para aceitação), durante o curso, sendo necessária a comprovação de, no mínimo, 10 (dez) seminários, na inscrição no exame de qualificação. Os demais seminários poderão ser assistidos no período compreendido entre a realização do exame de qualificação e a data do depósito da dissertação, sendo que até o depósito, o estudante deverá entregar os comprovantes de todos os seminários assistidos.

Doutorado

Todos os alunos de Doutorado devem assistir a 25 (vinte e cinco) seminários institucionais (proferidos no IQSC, preferencialmente, mas podem ser aceitos seminários assistidos em outras instituições – ver abaixo as condições para aceitação), durante o curso, sendo necessária a comprovação de, no mínimo, 15 (quinze) seminários, na inscrição no exame de qualificação. Os demais seminários poderão ser assistidos no período compreendido entre a realização do exame de qualificação e a data do depósito da dissertação, sendo que até o depósito, o estudante deverá entregar os comprovantes de todos os seminários assistidos.

Além disso, o aluno de Doutorado deve apresentar 1 (um) seminário institucional, no período compreendido entre a data da primeira matrícula e a inscrição no exame de qualificação, de acordo com as normas apresentadas abaixo.

Os certificados dos seminários assistidos/apresentado, em um único documento .pdf, para inscrição no exame de qualificação, juntamente com os demais documentos para inscrição na qualificação, devem ser inseridos no formulário de inscrição de qualificação.

Os certificados dos seminários assistidos/apresentado, em um único documento .pdf, para depósito do trabalho final (dissertação ou tese), deve ser enviado pelo link,  para conferência e emissão da declaração necessária para realização do depósito digital no Sistema Janus.

Tipos de seminários aceitos

– Palestras e seminários, inclusive os seminários apresentados pelos alunos de Doutorado do IQSC;

– Todos os seminários proferidos nas dependências do IQSC são válidos, entretanto, os seminários acadêmicos externos ao IQSC deverão ser relacionados à ciência;

– Cada seminário deverá ter um comprovante individual;

– Serão aceitos comprovantes de participação em congressos, mesas redondas, simpósios, workshops, escolas e minicursos científicos, os quais serão considerados como itens únicos.

Obs: Tendo em vista o atual cenário do país, por conta do distanciamento social causado pela pandemia, a Comissão de Pós-Graduação deliberou por aceitar, excepcionalmente, as participações de forma on-line.

Normas para apresentação de seminário

– o seminário será aberto ao público e devidamente divulgado pelo Setor de Apoio a Eventos e pela Área de Comunicação do IQSC/USP;

– o seminário deverá ter duração mínima de 30 minutos e máxima de 40 minutos;

– o título proposto poderá ou não estar relacionado ao tema de sua pesquisa, mas não deve conter aspectos e resultados do trabalho desenvolvido e sim, uma visão crítica e abrangente do assunto, qualificando a apresentação como de interesse geral e não restrito ao projeto de pesquisa do aluno exclusivamente;

– o orientador deverá aprovar o título e o resumo do seminário um mês antes da data prevista de apresentação (preenchimento do ANEXO I, para envio do formulário de agendamento do seminário, via google forms: https://forms.gle/z3XKvhX4ED7TAyfn9);

– o resumo do seminário, em arquivo .doc ou .docx, deverá ser inserido no formulário de apresentação do seminário, via google forms;

– no formulário de apresentação do seminário (google forms) deverá ser indicado um avaliador, com título mínimo de Doutor, que fará a análise do seminário, quanto à clareza, tempo de apresentação e qualidade;

– o aluno e seu orientador ficarão responsáveis pelo convite e contato com o avaliador, além do preenchimento do formulário eletrônico (link abaixo), que será acessado pelo Setor de Eventos e Setor de comunicação, para ampla divulgação do seminário no IQSC;

– os seminários on-line serão realizados via plataforma Google Meet e o link para o seminário será criado pelo Serviço de Pós-Graduação, após o recebimento do formulário de apresentação do seminário (google forms);

– o orientador irá desempenhar a função de moderador do seminário e deverá, obrigatoriamente, gravar o evento para que seja possível a emissão de certificados para os participantes;

– os seminários on-line poderão ser agendados, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00, conforme disponibilidade do orientador/moderador;

– o formulário de avaliação do seminário deverá ser enviado, após a apresentação, pelo avaliador, via google forms:

Formulário em português:  https://forms.gle/zPXYUupawmUW9e4XA

Formulário em inglês (para avaliadores estrangeiros): https://forms.gle/37qid7eLUrJtVMQt6

– o Setor de Apoio a Eventos do IQSC providenciará um comprovante ao palestrante para que seja entregue ao Serviço de Pós-Graduação, bem como os certificados de participação aos ouvintes. Os certificados de participação aos ouvintes só serão emitidos para aqueles que fizerem a inscrição no evento pelo site: http://www5.iqsc.usp.br/ e incluírem seus nomes e e-mails no chat do seminário.

Anexo I: Formulário de concordância do orientador (arquivo .docx) ou Formulário de concordância do orientador – arquivo .doc ou Formulário de concordância do orientador – arquivo .pdf

A requisição do evento deve ser solicitada pelo aluno diretamente na página principal do IQSC:

http://www.iqsc.usp.br/intranet/psm/index.php?filename=manut_palestras&acao=Cadastrar&codigo=&requisicao=1