USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Trabalho de Conclusão e Defesa

O trabalho final no curso de mestrado será na forma de dissertação e o trabalho final no curso de doutorado será na forma de tese.

Prazo para depósito do trabalho final

No curso de Mestrado o prazo para depósito da dissertação é de 36 (trinta e seis) meses.

No curso de Doutorado o prazo para depósito da tese é de 60 (sessenta) meses.

No curso de Doutorado Direto o prazo para depósito da tese é de 72 (setenta e dois) meses.

ORIENTAÇÕES PARA DEFESAS:

Todas as teses e dissertações devem obedecer as regras do Regimento da Pós-Graduação da USP,  Regimento da Comissão de Pós-Graduação – IQSC e do Regulamento do Programa – IQSC.

Ao iniciar os preparativos para o depósito o aluno deve ficar atento as regras/diretrizes de formatação das teses/dissertações:

Orientações para trabalhos de conclusão (Teses-Dissertações)

Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP (ABNT)

Ficha Catalográfica

Gerenciadores de Referências Bibliográficas

Manual de Normas IQSC

Referências – Apresentação Resumida

Turnitin (Detecção plágio)

Obrigatoriedade  de citação de financiamento da CAPES

De acordo com a Portaria Nº 206, de 04/09/2018, os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido, conforme segue:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.

“This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”.

MUITO IMPORTANTE  

O depósito da dissertação/tese deverá ser feito pelo próprio aluno, diretamente no Sistema Janus, no campo DEPÓSITO DIGITAL – INSTRUÇÕES DEPÓSITO DIGITAL

O aluno não deverá deixar para fazer o depósito digital no último dia (prazo limite  Sistema Janus), pois se houver algum erro durante o processo e a secretaria  indeferir a homologação do depósito, não haverá tempo hábil para correção e o  aluno será automaticamente desligado do programa de pós-graduação.  

Quanto a sugestão de comissão julgadora feita pelo orientador, o aluno deverá  incluir o formulário de defesa .doc, .docx, .pdf assinado e com a sugestão de nomes/justificativas para a comissão julgadora. Este mesmo formulário deverá ser incluído, também, em anuência de depósito pelo orientador ORIENTAÇÕES PARA BANCAS;

O formulário de dados CAPES (.doc) (.docx) (.pdf) deverá ser preenchido e incluído no sistema.

Quanto aos seminários assistidos, o aluno deverá enviar os comprovantes de  todos os seminários, pelo link . Após  conferência, o Serviço de Pós-Graduação fornecerá um comprovante da entrega  dos seminários, que deverá ser incluído na página do depósito digital.

Acervo reservado: o aluno só irá marcar, em anuência com seu orientador, caso  tenha interesse que sua dissertação/tese não seja divulgada por dois anos,  conforme resolução CoPGr No. 7569, de 03.10.2018.

Quanto ao relatório de plágio, que também deve ser incluído no depósito digital,  lembramos que deve conter o percentual de plágio existente na dissertação/tese.

ATENÇÃO!!!  

Os alunos devem estar muito atentos ao selecionar um título da dissertação ou  tese. Este título não poderá ser trocado, nem mesmo se houver manifestação da  comissão julgadora. Não devem ser colocadas aspas no título, não deve estar  em letras maiúsculas (só no início da frase ou latim) e não deve ser incluído ponto final.  

O arquivo da tese/dissertação deverá conter a ficha catalográfica da biblioteca.  Se o arquivo colocado não estiver correto, seu depósito pode não ser homologado. O arquivo enviado não poderá ser trocado!

É necessário incluir corretamente o número de páginas e volume da  dissertação/tese.

O comprovante de entrega da versão impressa é fornecido pelo Serviço de Pós Graduação, após a entrega exemplar impresso na secretaria.

Ao iniciar o depósito digital, é necessário ter em mãos os documentos e arquivos  em PDF abaixo:

– Formulário de defesa preenchido e assinado pelo aluno e orientador;

– Formulário de dados para o relatório CAPES e Biblioteca Digital;

– Resumo e abstract da dissertação ou tese;

– Arquivo completo da dissertação/tese em pdf – com ficha catalográfica (obrigatório) link.

– Comprovante sobre detecção de plágio, com percentual de plágio link;

– Comprovantes dos seminários assistidos, que devem ser enviados pelo link. O comprovante fornecido pelo Serviço  de Pós-Graduação, após conferência, deve ser anexado no depósito digital;

– Carta-Justificativa para que a defesa ocorra de forma remota, assinada pelo  aluno e pelo orientador (este documento deve ser enviado por e-mail para  cpg@iqsc.usp.br).

Se houver alguma dúvida, entre em contato com o Serviço de Pós-Graduação  (cpg@iqsc.usp.br), que auxiliaremos no depósito.

Julgamento das Dissertações e Teses

A sessão de defesa da dissertação de Mestrado e da tese de Doutorado deverá ocorrer em sessão pública e deverá contemplar:

– exposição do trabalho, de no máximo 60 minutos, pelo candidato.

– arguição pela Comissão Julgadora, não excedendo o prazo de três horas para o Mestrado e cinco horas para o Doutorado.

Imediatamente após o encerramento da arguição da dissertação ou da tese, cada examinador expressará seu julgamento em sessão secreta, considerando o candidato aprovado ou reprovado.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores.

Resumo para Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Segundo o regimento da Pós-Graduação:

Artigo 88 – § 2º – A Dissertação ou Tese será incorporada tanto à Biblioteca da Unidade quanto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP pela Secretaria de Pós-Graduação da Unidade.

Artigo 88 – § 3º – A pedido do aluno, com anuência do orientador, a Dissertação ou Tese será mantida em acervo reservado por período de até dois anos, renovável uma vez pelo mesmo período, devendo o pedido ser entregue no momento do depósito [ver resolução CoPGr 5401, de 17 de abril de 2007].

Artigo 88 – § 4º – Será permitida a correção de Dissertações e Teses aprovadas, na forma disciplinada por Resolução do CoPGr.

Site da Biblioteca Digital: http://www.teses.usp.br/

Procedimento para entregar a versão revisada

O aluno que optar por entregar a versão revisada deverá, dentro do prazo de 60 dias a partir da defesa efetuar as correções na tese ou dissertação e inserir o quadro informando que se trata da versão revisada na página de rosto (modelo no formulário abaixo) e enviar, por e-mail (cpg@iqsc.usp.br), ao Serviço de Pós-Graduação:

  • o arquivo completo da versão revisada em PDF. OBS: o arquivo em PDF não pode estar no modo protegido. Porém, quando ele for disponibilizado na Biblioteca Digital, ele estará no modo protegido.
  • o resumo e o abstract do exemplar revisado formatado em HTML.
  • o formulário do exemplar revisado com a ciência do aluno e do orientador: .pdf, .docx, .doc.

Resumo e abstract em HTML

É comum o texto dos resumos e abstracts virem com partes em negrito, itálico, subscrito, sobrescrito, letras gregas e outros caracteres especiais. Quando copiamos esse texto para o sistema da Biblioteca Digital, ele acaba desformatando.

Dessa forma, solicitamos que o texto dos resumos e abstracts enviados já estejam formatados em HTML.

Segue abaixo algumas das tags HTML mais utilizadas:

Negrito:

O texto em negrito deve ficar entre as tags e . Exemplo: Aqui está um texto em negrito como exemplo.

Itálico:

O texto em itálico deve ficar entre as tags e . Exemplo: Aqui está um texto em itálico como exemplo.

Subscrito e sobrescrito

O texto subscrito deve ficar entre as tag <sub> e </sub>.

O texto sobrescrito deve ficar entre as tags <sup> e </sup>

Ex: SO<sub>4</sub><sup>2+</sup> → SO42+

Letras gregas e caracteres especiais

Esses caracteres devem ser substituídos por códigos especiais. Esses códigos ficam entre o & e ponto-e-vírgula: &código;

Ex: &alpha;, &beta;, &gamma;, &deg;C… → α, β, γ, °C…

Obs: micro (µ): apesar dele poder ser representado pela letra grega mu (μ), o ideal é que seja usado o código específico &micro; (µ)

Tabela com vários caracteres especiais: clique aqui

Parágrafos

Recomenda-se que os resumos e abstracts sejam escritos em um único parágrafo mas alguns alunos não seguem essa recomendação. Para separar os parágrafos, basta inserir a tag <br />
entre eles.

Uma opção é copiar o resumo ou abstract no site http://htmledit.squarefree.com/, fazer as alterações necessárias e nos enviar o resultado final.

Caso encontre alguma dificuldade ou tenha alguma dúvida, entre em contato com o Serviço de Pós-Graduação.