USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Formulários

  • Aproveitamento de crédito externo:  diretamente no sistema Janus –  requerimentos – solicitação de aproveitamento de créditos.
  • Matrícula de ingressantes – .doc, .docx ou .pdf
  • Mudança de orientador – .doc, .docx ou .pdf
  • Requerimento de equivalência de título de mestre – .docx ou .pdf
  • Formulário de busca prévia nas bases de patentes – .doc ou .pdf
  • Formulário de exemplar revisado – .doc, .docx ou .pdf
  • Formulário de Aspectos Éticos na Pesquisa – .doc, .docx ou .pdf
  • Formulário de Autoria do Trabalho – .doc, .docx ou .pdf

Aluno Especial

  • Período de matrícula de aluno especial 2/2022: de 01 a 18 de agosto de 2022. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

 


Qualificação: 

Preencher o formulário de inscrição de qualificação e inserir os seguintes documentos:

  • Comprovante dos seminários
  • Formulário de Qualificação – .doc, .docx ou .pdf
  • Arquivo completo do trabalho de qualificação em .pdf
  • Carta solicitando autorização para que a banca aconteça de forma remota*

* durante o período de pandemia.

3. Entregar no Serviço de Pós-Graduação, em data de atendimento presencial agendada, um exemplar impresso do trabalho de qualificação (sem encadernação) para inclusão no processo individual.

Defesas:

O depósito da dissertação/tese deverá ser feito pelo  próprio aluno, diretamente no Sistema Janus, no campo DEPÓSITO DIGITAL

MUITO IMPORTANTE  

O aluno não deverá deixar para fazer o depósito digital no último dia (prazo limite  Sistema Janus), pois se houver algum erro durante o processo e a secretaria  indeferir a homologação do depósito, não haverá tempo hábil para correção e o  aluno será automaticamente desligado do programa de pós-graduação.  

Quanto a sugestão de comissão julgadora feita pelo orientador, o aluno deverá  incluir o formulário de defesa .doc, .docx, .pdf assinado e com a sugestão de nomes/justificativas para a comissão julgadora. Este mesmo  formulário deverá ser incluído em anuência de depósito pelo orientador.  

O formulário de dados CAPES (.doc) (.docx) (.pdf) deverá ser preenchido e incluído no sistema.  

Quanto aos seminários assistidos, o aluno deverá enviar os comprovantes de  todos os seminários, pelo link . Após  conferência, o Serviço de Pós-Graduação fornecerá um comprovante da entrega  dos seminários, que deverá ser incluído na página do depósito digital.  

Acervo reservado: o aluno só irá marcar, em anuência com seu orientador, caso  tenha interesse que sua dissertação/tese não seja divulgada por dois anos,  conforme resolução CoPGr No. 7569, de 03.10.2018.  

Quanto ao relatório de plágio, que também deve ser incluído no depósito digital,  lembramos que deve conter o percentual de plágio existente na dissertação/tese.  

ATENÇÃO!!!  

Os alunos devem estar muito atentos ao selecionar um título da dissertação ou  tese. Este título não poderá ser trocado, nem mesmo se houver manifestação da  comissão julgadora. Não devem ser colocadas aspas no título, não deve estar  em letras maiúsculas (só no início da frase ou latim) e não dever ser incluído  ponto final.  

O arquivo da tese/dissertação deverá conter a ficha catalográfica da biblioteca.  Se o arquivo colocado não estiver correto, seu depósito pode não ser  homologado. O arquivo enviado não poderá ser trocado!  

É necessário incluir corretamente o número de páginas e volume da  dissertação/tese.  

O comprovante de entrega da versão impressa é fornecido pelo Serviço de Pós Graduação, após a entrega exemplar impresso na secretaria. 

Tendo em vista o cenário atual de pandemia e trabalho home office, estamos  permitindo que o aluno envie o exemplar impresso após o retorno do trabalho  presencial. Neste caso, o aluno deverá enviar um e-mail ao Serviço de Pós Graduação (cpg@iqsc.usp.br) se comprometendo a entregar o exemplar após o  retorno do atendimento presencial pela secretaria. Após o recebimento deste e mail pela secretaria, enviaremos o de acordo da CPG, para que seja incluído  como comprovante de entrega da versão impressa.  

Ao iniciar o depósito digital, é necessário ter em mãos os documentos e arquivos  em PDF abaixo:  

– Formulário de defesa preenchido e assinado pelo aluno e orientador;  

– Formulário de dados para o relatório CAPES e Biblioteca Digital;  

– Resumo e abstract da dissertação ou tese;  

– Arquivo completo da dissertação/tese em pdf – com ficha catalográfica;  

– Comprovante sobre detecção de plágio, com percentual de plágio;  

– Comprovantes dos seminários assistidos, que devem ser enviados pelo link. O comprovante fornecido pelo Serviço  de Pós-Graduação, após conferência, deve ser anexado no depósito digital;

– Comprovante de entrega da versão impressa emitido pelo Serviço de Pós Graduação, após a entrega exemplar impresso na secretaria.

– Carta-Justificativa para que a defesa ocorra de forma remota, assinada pelo  aluno e pelo orientador (este documento deve ser enviado por e-mail para  cpg@iqsc.usp.br).  

Se houver alguma dúvida, entre em contato com o Serviço de Pós-Graduação  (cpg@iqsc.usp.br), que auxiliaremos no depósito.