USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Trabalho de Conclusão e Defesa

O trabalho final no curso de mestrado será na forma de dissertação e o trabalho final no curso de doutorado será na forma de tese.

Prazo para depósito do trabalho final

No curso de Mestrado o prazo para depósito da dissertação é de 36 (trinta e seis) meses.

No curso de Doutorado o prazo para depósito da tese é de 60 (sessenta) meses.

No curso de Doutorado Direto o prazo para depósito da tese é de 72 (setenta e dois) meses.

ORIENTAÇÕES PARA DEFESAS:

Todas as teses e dissertações devem obedecer as regras do Regimento da Pós-Graduação da USP,  Regimento da Comissão de Pós-Graduação – IQSC e do Regulamento do Programa – IQSC.

Ao iniciar os preparativos para o depósito o aluno deve ficar atento as regras/diretrizes de formatação das teses/dissertações:

Orientações para trabalhos de conclusão (Teses-Dissertações)

Orientações para apresentação de teses na forma de coletânea de artigos

Orientações para formatação de teses em inglês

Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP (ABNT)

Ficha Catalográfica

Gerenciadores de Referências Bibliográficas

Manual de Normas IQSC

Referências – Apresentação Resumida

Turnitin (Detecção plágio)

Obrigatoriedade  de citação de financiamento 

CAPES

De acordo com a Portaria Nº 206, de 04/09/2018, os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido, conforme segue:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.

“This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”.

CNPq

De acordo com editais e orientações atuais, o CNPq deverá ser citado usando as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

“O presente trabalho foi realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq”

“This study was financed in part by the National Council for Scientific and Technological Development – CNPq”

FAPESP

Conforme cláusula específica dos Termos de Outorga e Aceitação de Auxílios e Bolsas, que trata DAS PUBLICAÇÕES E DIVULGAÇÕES, é obrigatória a referência ao apoio FAPESP em qualquer publicação ou forma de divulgação de atividades que resultem do apoio desta Fundação.

Os pesquisadores e bolsistas se comprometem a fazer referência ao apoio da FAPESP em todas as formas de divulgação (teses, dissertações, artigos, livros, resumos de trabalhos apresentados em reuniões, páginas na internet e qualquer outra publicação ou forma de difusão de atividades) que resultem, total ou parcialmente, de Auxílios ou Bolsas concedidos pela FAPESP.

Os outorgados devem indicar, em cada publicação, além do nome FAPESP, o número do processo FAPESP a que se refere o apoio, de acordo com o seguinte modelo, que inclui o ano, o número do processo e o dígito: processo nº aaaa/nnnnn-d, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Os artigos escritos em idioma estrangeiro deverão indicar o apoio da FAPESP em inglês, conforme o seguinte modelo: grant #aaaa/nnnnn-d, São Paulo Research Foundation (FAPESP).

Os outorgados também são responsáveis por garantir que em toda publicação de materiais (incluindo páginas na internet) que resultem total ou parcialmente de Auxílio ou Bolsa, exceto artigos científicos publicados em revistas científicas ou técnicas com revisão por pares, conste a seguinte declaração de responsabilidade: “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.

Outras agências de fomento

Favor verificar com a agência específica como deve ser realizada a citação do financiamento do trabalho.

MUITO IMPORTANTE  

O depósito da dissertação/tese deverá ser feito pelo próprio aluno, diretamente no Sistema Janus, no campo DEPÓSITO DIGITAL – INSTRUÇÕES DEPÓSITO DIGITAL

O aluno não deverá deixar para fazer o depósito digital no último dia (prazo limite  Sistema Janus), pois se houver algum erro durante o processo e a secretaria  indeferir a homologação do depósito, não haverá tempo hábil para correção e o  aluno será automaticamente desligado do programa de pós-graduação.  

Quanto a sugestão de comissão julgadora feita pelo orientador, o aluno deverá  incluir o Formulário de Defesa assinado e com a sugestão de nomes/justificativas para a comissão julgadora. Este mesmo formulário deverá ser incluído, também, em anuência de depósito pelo orientador ORIENTAÇÕES PARA BANCAS;

O formulário de dados CAPES deverá ser preenchido e incluído no sistema.

Quanto aos seminários assistidos, o aluno deverá enviar os comprovantes de  todos os seminários, pelo link . Após  conferência, o Serviço de Pós-Graduação fornecerá um comprovante da entrega  dos seminários, que deverá ser incluído na página do depósito digital.

Acervo reservado: o aluno só irá marcar, em anuência com seu orientador, caso  tenha interesse que sua dissertação/tese não seja divulgada por dois anos, conforme resolução CoPGr No. 7569, de 03.10.2018.

Quanto ao relatório de plágio, que também deve ser incluído no depósito digital,  lembramos que deve conter o percentual de plágio existente na dissertação/tese.

ATENÇÃO!!!  

Os alunos devem estar muito atentos ao selecionar um título da dissertação ou  tese. Este título não poderá ser trocado, nem mesmo se houver manifestação da  comissão julgadora. Não devem ser colocadas aspas no título, não deve estar  em letras maiúsculas (só no início da frase ou latim) e não deve ser incluído ponto final.  

O arquivo da tese/dissertação deverá conter a ficha catalográfica da biblioteca.  Se o arquivo colocado não estiver correto, seu depósito pode não ser homologado. O arquivo enviado não poderá ser trocado!

É necessário incluir corretamente o número de páginas e volume da  dissertação/tese.

Ao iniciar o depósito digital, é necessário ter em mãos os documentos e arquivos  em PDF abaixo:

– Formulário de defesa preenchido e assinado pelo aluno e orientador;

– Formulário de dados para o relatório CAPES e Biblioteca Digital;

– Resumo e abstract da dissertação ou tese;

– Arquivo completo da dissertação/tese em pdf – com ficha catalográfica (obrigatório);

Comprovante sobre detecção de plágio, com percentual de plágio;

– Comprovante dos seminários assistidos, que devem ser enviados em um único arquivo .pdf pelo link. Após conferência dos seminários pelo Serviço de Pós-Graduação, o certificado que precisa ser inserido no sistema Janus será enviado por e-mail para cada aluno.

– Carta-Justificativa para que a defesa ocorra de forma remota, assinada pelo  aluno e pelo orientador (este documento deve ser enviado por e-mail para  cpg@iqsc.usp.br).

Se houver alguma dúvida, entre em contato com o Serviço de Pós-Graduação  (cpg@iqsc.usp.br), que auxiliaremos no depósito.

Julgamento das Dissertações e Teses

A sessão de defesa da dissertação de Mestrado e da tese de Doutorado deverá ocorrer em sessão pública e deverá contemplar:

– exposição do trabalho, de no máximo 60 minutos, pelo candidato.

– arguição pela Comissão Julgadora, não excedendo o prazo de três horas para o Mestrado e cinco horas para o Doutorado.

Imediatamente após o encerramento da arguição da dissertação ou da tese, cada examinador expressará seu julgamento em sessão secreta, considerando o candidato aprovado ou reprovado.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

RESOLUÇÃO CoPGr Nº 6018, DE 13 DE OUTUBRO DE 2011

Artigo 1º – Fica permitida, a critério do orientador e do orientado, a correção da Tese ou Dissertação aprovada, de modo a valorizar a participação dos membros das comissões julgadoras, que poderão sugerir alterações que melhorem a qualidade dos documentos publicados.

Artigo 2º – O prazo máximo para a entrega da versão corrigida e definitiva será de 60 (sessenta) dias, a contar da data da defesa. A versão corrigida deverá ser encaminhada, com o aval do orientador, ao Serviço de Pós-Graduação e deste, posteriormente, à Biblioteca da Unidade sede do programa e à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD).

Artigo 3º – Após o prazo estabelecido no art 2º, caso a Tese ou Dissertação corrigida não seja encaminhada ao Serviço de Pós-Graduação, o documento originalmente depositado será enviado à Biblioteca da Unidade e à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD), ficando publicamente disponível nos seus acervos públicos.

Artigo 4º – Nos casos em que forem apresentadas as versões corrigidas das Teses ou Dissertações, as Bibliotecas das Unidades e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD) deverão manter em seus acervos as duas versões, original e corrigida, sendo a original mantida em acervo reservado e a corrigida em acervo público.

Artigo 5º – A página de rosto da Tese ou Dissertação deverá indicar explicitamente que se trata da versão original ou corrigida. Caso seja a versão corrigida deverá, também, ser indicado que o original se encontra disponível na Unidade que aloja o Programa. Estas informações deverão ser inseridas seguindo as “Diretrizes para apresentação de Teses e Dissertações da USP” – padrão SIBI/USP.

Artigo 6º – Será permitida a mudança do número de páginas da Tese ou Dissertação, porém, sem a alteração do título.

Site da Biblioteca Digital: http://www.teses.usp.br/

Procedimento para entregar a versão revisada

O aluno que optar por entregar a versão revisada deverá, dentro do prazo de 60 dias a partir da defesa:

  • efetuar as correções na tese ou dissertação;
  • inserir o quadro informando que se trata da versão revisada na página de rosto (modelo no formulário do exemplar revisado com a ciência do aluno e do orientador: .pdf, .docx, .doc);
  • solicitar atualização da ficha catalográfica ao Serviço de Biblioteca e Informação – IQSC e atualizar a página no exemplar revisado;
  • inserir o arquivo completo da versão revisada em PDF no sistema  Janus, em Depósito Digital – Entrega Corrigida. OBS: o arquivo em PDF não pode estar no modo protegido. Porém, quando ele for disponibilizado na Biblioteca Digital, ele estará no modo protegido.

Após a inserção do arquivo completo da versão revisada no sistema Janus, seu orientador receberá uma mensagem com prazo para homologar a sua entrega.

OBS: o sistema de entrega da versão corrigida ainda está sendo implantado no sistema Janus, caso encontre alguma dificuldade ou tenha alguma dúvida entre em contato pelo e-mail: cpg@iqsc.usp.br